quinta-feira, 21 de julho de 2011

Texto para refletirmos sobre o preconceito

A aluna Kenia Alves Costa, graduou em Normal Superior, no qual direcionou sua monografia para o tema: ComoIintroduzir a Cultura Afro Descedente na Pre-Escola, já que esse trata de uma pesquisa de campo e que monstra-nos algum tipo de preconceito ainda existente em nossa sociedade, achamos perninente postar o texto em nosso blog.
Segue abaixo:
A escolha desse tema foi para esclarecer e sanar as inquietações que tivemos nas observações feitas quando estagiamos em creche, na periferia de governador valadares. Durante esse período vivenciamos muitas situações de preconceito e discriminação, mas a que mais nos encorajou a desenvolver essa pesquisa foi o caso da aluna Bianca, 4 anos, ela é negra e tem cabelos crespos e durante duas semanas, todos os dias no horário do banho, Bianca sempre pedia a professora para soltar e molhar o cabelo para ficar igual as demais coleguinhas da sala, que tinham o cabelo mais liso que o dela, a professora sempre dizia que não, porem um dia ela deixou; Bianca foi e molhou o cabelo, na hora de penteá-lo, ela começou a reclamar que estava difícil de desembaraçar, então começou a pentea-lo com grosseria machucando Bianca que o tempo todo chorava e reclamava que estava doendo.
Outro motivo pra abordagem desse foi a de querer saber e esclarecer porquê fomos vitimas de tal preconceito quando crianças e como poderíamos amenizar este sofrimento atualmente.
Diante dessas considerações levantamos a questão: Como introduzir a cultura afro-descendente na pratica escolar da Educação Infantil de forma a contribuir na construção da identidade etno-racial da criança negra.
A opção pelo termo “afro descendente” ao invés de “afro-brasileira” procura ampliar o conceito dessa cultura como fenômeno em movimento, dinâmico, uma cultura viva que se expressa de diferentes maneiras por todo território nacional. Como estamos falando de uma cultura afro-brasileira, estamos também pensando na realidade estadual e local em relação a cultura afro. Assim, o termo “afro-descendente” mostra-se duplamente mais completo que a idéia de uma cultura “afro-brasileira” , embora em alguns momentos do trabalho, este também será utilizado.
A identidade cultural do afro-descendente esta associada diretamente às relações sociais. Os sujeitos constroem sua identidade cultural a partir de sua relação com diversos grupos etno-culturais e na relação com seus pares e familiares. A preocupação desta pesquisa é em relação à identidade cultural da cultural da criança.
O objetivo dessa pesquisa é investigar se há e compreender como se dá a inserção dessa cultura e fazer um diagnostico no cotidiano na Educação Infantil, observando se existe uma falsa democracia racial, identificar problemas que afetem na construção da identidade cultural e por fim sugerir como a cultura afro-descentende deve ser inserida de modo a contribuir para a formação de identidades.
Para compreender melhor o problema reportamos a alguns teóricos que fundamentaram a pesquisa tais como: Cavalheiro (2006), Moura ( 1992) , Souza (2005), e Santana (2004). Apoiamo-nos ainda nas diretrizes curriculares nacionais para o ensino de historia e cultura afro-brasileira e africana.
Para encontrar respostas mais próxima do problema estaremos realizando uma investigação em campo, que buscará diagnosticar o porquê a cultura afro-descendente não é introduzida nas escolas e em que isso poderá afetar a identidade da criança negra.
Portanto o tema é apropriado e as discussões são amplas e geram diversas opiniões, por isso pretende-se iniciar uma discussão a partir da teoria e da realidade em campo investigada, para que se busque a introdução da cultural afro-descendente, na Educação Infantil.




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