segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Texto articulado com os Planos de açoes

Os planos de ação foram desenvolvidos  para abordarem as seguintes temáticas estudadas no modulo II. Os textos enfocam a diferença biológica que existe entre os corpos que demonstra uma extensa divisão entre homens e mulheres. Isso implica que homens e mulheres deveriam assumir cada um posturas totalmente divergentes.
Podemos notar que o historiador Thomas Laqueur argumentou que no século XVIII estabeleceu-se a visão de que os corpos femininos e masculinos seriam complementos de um único sexo, onde o que importava como resultado seria a reprodução. Isso só vem salientar ainda mais a questão da imposição de que, para serem considerados “normais”, homens devem agir e sentir como masculinos e mulheres como femininas, sendo o que foge desse parâmetro é considerado como anormal. Nesse tempo foram evidenciados varios movimentos feministas onde a questão do gênero serve como indicador da exclusão das mulheres em alguns setores.
Pensando nisso, criamos os planos de açoes para conscientizar e minimizar essas diferenças existentes ainda no sec.XXI e principalmente em cidades que a principal fonte da economia é centrada no setor agrário, como acontece na cidade de Mantenópolis-ES. A aluna Ana Maria pensou numa criação de Ação Cooperativa de Artesãs de Mantenópolis, O objetivo geral encontra-se na criação de uma cooperativa de artesãs no município de Mantenópolis. A economia da região está fortemente ligada ao plantio do café e é a partir daí que se encontra a idéia do Plano de Ação a ser desenvolvido, pois numa economia voltada ao trabalho rural, nem sempre as mulheres têm um campo de trabalho voltado para elas. A idéia parte do princípio de que, com a criação de uma Cooperativa de Artesanato das Mulheres de Mantenópolis, seria possível que essas mulheres, além de aprenderem uma atividade produtiva, poderiam contribuir no sustento de suas famílias.
já a
aluna Axia pensou em um plano que envolvesse as mulheres da comunidade escolar com cursos na area de Recurso Humanos e dentro desses serão abordados varias tematicas do mod.II para  as mulheres terem a oportunidade de estarem tendo conhecimento dos movimentos feministas e outros e tambem criar oportunidades de empregos para as mulheres jovens e adultas.
E a aluna Damares criou uma Central de Incentivo ao Aleitamento Materno em Mantenópolis (CINAM), no qual o objetivo é orientação e incentivo às gestantes de Mantenópolis no que diz respeito à amamentação, com objetivo de reduzir o desmame precoce de recém nascidos. E tambem a introdução de contraceptivo para essas pessoas  já que foi um tema aobordado em nosso modulo.
A aluna Kenia pensou numa escola de informatica para mulheres jovens e adultas onde as mesmas terão textos atuais sobre o movimento das mulheres e como elas conquistaram o seu espaço até os dias de hoje, fazendo com elas criem uma posição critica e também aprimorando novas tecnicas na informatica para concorrerem vagas de empregos dentro e fora da cidade.
Como vimos que a maioria dos textos coloca a situação de discriminação e desigualdade da mulher em evidencia, nada melhor do que trabalhar com elas a auto-estima das mesma e capacitando-as para o mercado de trabalho e com isso minimizar as desigualdades de género e raça.
E esses planos de ações visam também conscientizar as mulheres que foi através da luta das mulheres no passado que existem politicas publicas que beneficiam as mesma, e que elas podem ainda hoje continuar a lutar para os governos criarem mais politicas publicas que visam diminuir as desigualdades entre homens e mulheres.
Podemos visualizar com clareza como o Brasil mudou foi  partir do século XX que ele passou por grandes transformações, onde passou de uma economia exportadora de bens primários para uma economia urbana fortalecida pelos setores industrial e de serviços. A pobreza no Brasil explicita o fato de que em nosso país não se priorizou a igualdade de benefícios entre a população. De 2004 a 2008 nota-se que se reduziu a quantidade de famílias com renda per capta igual ou inferior à linha da pobreza. O Brasil soube aproveitar bem o crescimento econômico mundial, onde aumentou a produção interna e a criação de empregos; um detalhe importante a ser considerado é que as mulheres foram as maiores responsáveis pela participação na população economicamente ativa. Essa redução das famílias na linha da pobreza deve-se em muito ao fato de que políticas públicas foram adotadas nesse sentido. Dentre elas podem ser destacadas: a valorização do salário mínimo, proveniente das ações e cobranças dos movimentos sindicais juntamente com o compromisso assumido pelo governo; aumento da cobertura da assistência social via BPC/LOAS, onde o aumento dos benefícios tem valorizado o sistema de proteção social no país; aumento das transferências de renda, podendo o Bolsa Família ser colocado em destaque como uma política pública focalizada e que contribui para o aumento da renda familiar. O Programa Bolsa Família contribui também no sentido de que trouxe fortalecimento para as mulheres em seus lares, visto que a prioridade no recebimento do benefício pertence a elas.
Essas Políticas Públicas focalizadas têm comprovado a idéia de que elas são extremamente necessárias para a redução das desigualdades e para o crescimento dos setores mais necessitados.
Notamos a partir dos texto da unidade 4, que ainda falta muito a se fazer pelos direitos das mulheres, principalmente porque em muitos casos existe a lei, porém a mesma não é cumprida. O importante é que a cada dia mais surjam novos movimentos em defesa das mulheres e que estas se tornem cada vez mais atuantes na sociedade.
Articulando os textos podemos afirmar que as mulheres jovens buscaram aproximação com o movimento feminista e também o movimento de jovens negras buscou se integrar ao feminismo. Os grupos de jovens buscam entre outras coisas lutar contra o racismo, o sexismo e igualdade no movimento hip-hop. De forma geral, os movimentos representados pelas mulheres foram e tem sido importantes na luta das mulheres por espaço no mercado de trabalho, igualdade perante os homens e respeito aos seus direitos. É dentro desses movimentos, que muitas vezes surgem as demandas por políticas públicas focalizadas, de forma a atender as necessidades dessas mulheres, além de ser importantes “vigias” no sentido de observarem de perto se tais políticas estão atendendo de fato seu público alvo.
Foi dentro dessa discussão e articulação com os textos e conhecendo um pouco sobre a necessidade da cidade Mantenópolis que criamos os planos de ação.

Referencias Bibliográficas

Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 368-375
Textos do Modulo II da Unidade 2,3,4 Politicas Publicas e Gênero 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário